Novas ferramentas integradas à política de enfrentamento ao trabalho escravo na atualidade
Fonte: SMARTLAB – Promoção do Trabalho Decente Guiada por DadoS (2016)
Para empoderar diferentes grupos com novos fluxos de informação, de modo que a rede de atores responsáveis pela promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho desenvolvam e participem de políticas, programas e ações guiadas por evidências e orientadas para resultados, beneficiando todos os grupos cujos direitos precisam ser protegidos e promovidos.
Fonte: Site ONG Repórter Brasil 2001
A proposta da ONG Repórter Brasil é identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no país, visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática.
Fonte: Sistema Ipê (2020)
O Sistema Ipê , plataforma criada para qualquer pessoa realizar denúncia independentemente de cadastro prévio, enviando informações diretamente para a inspeção do trabalho. Além disso, é disponibilizada também acesso restrito aos gestores do sistema e aos parceiros devidamente cadastrados por meio do qual é possível inserir, processar e classificar denúncias.
Fonte: Monitora 8.7
O Monitora 8.7 é uma plataforma de monitoramento de planos de erradicação do trabalho forçado, da escravidão contemporânea, do tráfico de pessoas e do trabalho infantil. A plataforma permite o monitoramento a partir da cooperação entre todas as organizações responsáveis por formular, implementar, monitorar e avaliar ações de múltiplas finalidades que englobam desde assuntos gerais, repressão, prevenção, inserção e assistência às vítimas, de monitoramento de legislação e de capacitação, entre outras.